O blog que o Papa lia

segunda-feira, setembro 01, 2003

Algarviadas

O Algarve é profícuo em pequenas mudanças. Há uns anos marcou uma era da minha vida e depois marcou uma das fases mais deprimentes da minha vida. Agora parece que marca de outra maneira: estas férias foram medianas, nada aconteceu. No entanto eu li um horóscopo que me ajudou a ficar mais optimista. Parafraseio e resumo assim o pequeno texto da Elle Portugal:

"Depois deste verão atravessará a melhor fase da sua vida desde o princípio dos anos 90. Este bom momento levá-lo-á a atingir tudo a que se propuser"

Eu obviamente não acreditei nisto. Estou acima de qualquer coisa, sou arrogante e digo sem dúvidas algumas que deus não existe e que todas as superstições são falsas. A ciência é tudo e a ciência é determinística; eu sei prever o movimento de qualquer objecto, eu sei descobrir qualquer coisa, eu tenho computadores e eu tenho a internet... Deus não existe porque é inconcebível e não é previsível, porque quem escreveu sobre ele é apenas humano, porque afinal o que interessa sou eu e mais nada. Eu gosto de soluções e as fórmulas dão-me as respostas e na verdade não é preciso saber muito mais além da 1ª lei de Newton!

Mas afinal quando chego a Lisboa, começo a ter sorte em coisas que não era normal ter. Tudo começa a correr relativamente bem a príncipio e eu obviamente que sei que isto não tem a ver com aquelas palavras generalistas e sem significado. Eis senão quando que descubro que afinal pequenas palavras podem ter significado mesmo que seja apenas de termos um espírito aberto em relação a tudo. Eu agora quero acreditar que a previsão era verdadeira e que o Zodíaco funciona mesmo a uma escala impessoal, quero dizer que afinal o meu próprio subconsciente pode influenciar a minha confiança na vida e a minha sorte nas pequenas coisas.

Espero não estar enganado.