O blog que o Papa lia

quinta-feira, abril 21, 2005

Torrentcasting

Actualmente WhateverCasting quer basicamente dizer Whatever + RSS. Deixo-vos aqui então a explicação da forma mais actual e inteligente - a meu ver - de fazer downloads de coisas recentes.

Em primeiro lugar RSS. RSS é utilizado para fornecer items que contém pequenas descrições juntamente com um link para a versão completa do conteúdo descrito. Esta informação é entregue utilizando um ficheiro XML chamado uma RSS feed. O RSS ficou ligado directamente às Live Bookmarks do Firefox. Na prática é uma forma de ter links para as noticias mais actuais (ou para os posts deste blog) num submenu de bookmarks. É a forma que eu utilizo para ler este blog, vejo se há algo novo na live bookmark e, se há, clicko e leio.

Agora o BitTorrent é uma ferramenta p2p (peer-to-peer) escrita originalmente por Bram Cohen. No BitTorrent os ficheiros são subdivididos em fragmentos mais pequenos e distribuídos pelos pares (peers, pela outra malta!). Há medida que os fragmentos chegam aos outros clientes eles podem ser reunidos e retransformados no ficheiro original. Desta forma aproveita-se da melhor forma as ligações para proveito mútuo. Ou seja, é bom para sacar filmes, jogos, ficheiros com mais de 10 MB, etc. Ño BT saca-se um pequeno ficheiro .torrent que contém a informação sobre o ficheiro e sobre o tracker. Uma espécie de servidor que apenas mantém listas de quem tem o ficheiro e quem o está a sacar.

Agora é uma questão de juntar 1 + 1. Menu acessível nas bookmarks, Links actualizados ao segundo, ficheiros .torrent...

Foi isso que alguns trackers se lembraram e assim foi criado o TorrentCasting, RSS Feeds com links para torrents de series, filmes, jogos, etc... tudo sem ter de abrir um programa, abrir uma pagina, etc... está mesmo ali no browser, menos trabalho é impossível.

Para vos ajudar a começar, deixo-vos os trackers que eu uso:
http://www.btefnet.net/backend.php (Séries, todas mesmo)
http://www.newtorrents.info/rss.php (Jogos, Filmes, Aplicações, Albuns)

domingo, abril 10, 2005

Cancun

Cancun foi bom, foi muito bom. Em primeiro lugar tudo correu bem, não houve malas perdidas, não aconteceu nada de grave. Só o Lucas... mas pronto, esse tem azar mesmo.

Depois, a noite de Cancun. Razoavelmente boa, para todos os gostos, mas com especial incidência em hip-hop manhoso.

E finalmente, as americanas. Muitas e louras, malucas e púdicas... afinal eram meninas do high school norte-americano!!

Houve momentos grandes e divertidos, de vómito e de merda, de pura descontração e de verdadeira loucura. Mas é como o outro diz, só estando lá. Fica uma fotografia da partida, tirada em movimento, depois de uma semana excelente.

quinta-feira, abril 07, 2005

I don't belong here...

Vi e gostei. Uma animação que para além de impressionantemente executada é, de facto, bonita. A ver:

Creep + Flash

Cenas próximos episódios:
Cancun passado em revista!