Torrentcasting
Actualmente WhateverCasting quer basicamente dizer Whatever + RSS. Deixo-vos aqui então a explicação da forma mais actual e inteligente - a meu ver - de fazer downloads de coisas recentes.
Em primeiro lugar RSS. RSS é utilizado para fornecer items que contém pequenas descrições juntamente com um link para a versão completa do conteúdo descrito. Esta informação é entregue utilizando um ficheiro XML chamado uma RSS feed. O RSS ficou ligado directamente às Live Bookmarks do Firefox. Na prática é uma forma de ter links para as noticias mais actuais (ou para os posts deste blog) num submenu de bookmarks. É a forma que eu utilizo para ler este blog, vejo se há algo novo na live bookmark e, se há, clicko e leio.
Agora o BitTorrent é uma ferramenta p2p (peer-to-peer) escrita originalmente por Bram Cohen. No BitTorrent os ficheiros são subdivididos em fragmentos mais pequenos e distribuídos pelos pares (peers, pela outra malta!). Há medida que os fragmentos chegam aos outros clientes eles podem ser reunidos e retransformados no ficheiro original. Desta forma aproveita-se da melhor forma as ligações para proveito mútuo. Ou seja, é bom para sacar filmes, jogos, ficheiros com mais de 10 MB, etc. Ño BT saca-se um pequeno ficheiro .torrent que contém a informação sobre o ficheiro e sobre o tracker. Uma espécie de servidor que apenas mantém listas de quem tem o ficheiro e quem o está a sacar.
Agora é uma questão de juntar 1 + 1. Menu acessível nas bookmarks, Links actualizados ao segundo, ficheiros .torrent...
Foi isso que alguns trackers se lembraram e assim foi criado o TorrentCasting, RSS Feeds com links para torrents de series, filmes, jogos, etc... tudo sem ter de abrir um programa, abrir uma pagina, etc... está mesmo ali no browser, menos trabalho é impossível.
Para vos ajudar a começar, deixo-vos os trackers que eu uso:
http://www.btefnet.net/backend.php (Séries, todas mesmo)
http://www.newtorrents.info/rss.php (Jogos, Filmes, Aplicações, Albuns)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home